fbpx

Empreendedor(a) de Sucesso!!!

Deixa eu explicar uma coisa pra vocês. Embora não pareça, graças aos produtos jequiti rsrsr, já são mais de 30 anos lidando com abertura de empresas e com as dificuldades das PMEs.

 

Hoje  criamos a  ESCALADA  EMPRESARIAL –  SUA EMPRESA PRÓXIMO NIVEL, um treinamento onde objetivo é mostrar os  níveis de desenvolvimento e  maturidade de uma empresa e a nossa missão é ajudar o empresário, empreendedor  a avançar, a romper esses  níveis.

 

E Quais são esses níveis ?

Nível 1 – A Sobrevivência

Nível 2 – O  Crescimento

Nível 3 – A Organização

Nível 4 – O Legado

 

Mas por que estou trazendo isso pra vocês neste  e-mail ?

COMUNICAR – TREINAR – ENGAJAR – DELEGAR,   está diretamente ligado ao nível 2  da Escalada.

 

Na maioria das vezes as empresas não crescem, não se desenvolvem,  pela falta de habilidade dos gestores em construir times de performance , equipes engajadas e campeãs.

 

Disse Henry Ford:

Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios

 

Disse também Michele Obama:

 

O sucesso não tem a ver com quanto dinheiro você ganha, mas com a diferença que você faz na vida de outras pessoas.”

 

No e-mail da semana passada  falamos sobre ENGAJAR e hoje no #papoempreendedor vamos falar  da última habilidade que destacamos,  quiçá talvez seja a mais importante entre as 04, que é    DESENVOLVER

 

 

Como transformar pedras Brutas em diamantes ?

 

Então, quando se quer desenvolver pessoas, as ferramentas mais poderosas têm custo absolutamente zero. E talvez essa seja uma das atividades mais prazerosas de um verdadeiro líder.

Tudo é uma questão de comunicação, questão de liderança, de linguagem. É assim que o empreendedor consegue desenvolver seus funcionários em colaboradores mais engajados: quando a empresa oferece oportunidades de crescimento.

A ideia principal dessa ação é manter os funcionários sentindo-se desafiados e motivados dentro de sua empresa. Ter esse sentimento de desafios a frente é uma necessidade básica.

Ele mexe com nossa vontade de ser mais e assim, a gente vê que é uma oportunidade para se colocar tudo que se tem de melhor para cumprir aquilo.

A sensação de ter conquistado algo, entregue algo, te traz um sentimento bom de autorrealização. Esse sentimento não tem preço! Quando se bate uma meta, se executa bem uma tarefa, quando a gente vê a própria empresa crescendo.

A autorrealização é um combustível muito forte, tão forte quanto o lucro que se recebe.

Mas para isso tudo acontecer, qual é a pergunta mágica para desenvolver a sua equipe?

Pergunta mágica para desenvolver colaboradores!

 

Sabemos que um empreendedor tem inúmeras situações para lidar no dia a dia do seu negócio. E por isso, é importante desenvolver os funcionários para que eles saibam resolver os problemas sozinhos, deixando assim, o empreendedor mais livre para os negócios.

Então, a pergunta mágica que deve ser feita sempre que um colaborador pergunta como resolver uma situação é:

se você fosse eu, o que você faria?

Eu garanto que você vai se surpreender com as soluções e o sentimento que as pessoas têm! Você vai desafiá-las!

Não significa que o funcionário vai fazer o que ele quer, afinal, você vai validar as ações no fim, mas esse é o momento de dar a oportunidade para a pessoa pensar por si só, de criar soluções e não só buscar respostas prontas.

Em alguns momentos é importante dar a direção, mas em outros momentos, você tem que estimular a equipe a ser mais independente. Com certeza, com essa pergunta você fará toda a diferença no desenvolvimento de seus funcionários.

Quando mais desafiados, mais engajados estarão e você passará a ter mais que funcionários e sim colaboradores!

 

Canalizar o potencial e a energia da equipe e utilizar ferramentas claras e objetivas voltadas para atingir resultados, superar objetivos e ultrapassar metas também é um recurso indispensável.

 

Isso requer que as lideranças estejam totalmente envolvidas com sua empresa e com os membros da equipe.

 

Algumas ferramentas como O PDCA (Plan Do Check Adjust), por exemplo, podem ajudar neste processo.

 

Trata-se de um método de gestão de quatro passos que pode ser utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.

 

O PDCA é dividido entre:

 

PLAN (planejamento), que trata dos planos de desempenhos, plano de indicadores, planos de verificação dos resultados e plano de divulgação;

 

DO (execução);

 

Check (relatório), responsável pela verificação formal dos resultados, que promove uma comparação entre o que estava previsto e o que foi realmente obtido;

 

e Action (ação), responsável por ações de desenvolvimento sob responsabilidade do gestor, ações de desenvolvimento assumidos pelo colaborador e pela elaboração e divulgação do novo Plano de Desempenho da empresa.

 

A Conclusão é: A motivação da equipe, princípio de valores internos, capacitação e treinamento, além de muita observação de mercado e investimentos na equipe criam  pessoas engajadas e gera uma sinergia  para o sucesso da organização e, assim, a entrega de  melhores resultados.

 

 

É isso ae pessoal, partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, vem  empreender com a gente e bora levar sua empresa para próximo nível.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar com especialista!
1
Oii! Precisa de ajuda?
Escanear o código
Oi, tudo bem? Posso te ajudar? 🤩