Lucratividade não é Lucro!

Lucratividade não é Lucro!

Você, que é empreendedor, sabe que existem alguns requisitos mínimos para que a gestão de empresa seja bem-sucedida. E nós vamos trazer para você tudo o que você precisa saber para ter uma gestão segura do seu negócio.

Para montar um negócio próprio não é preciso muita coisa, mas é preciso ter o mínimo de expertise, para que não caia em algumas armadilhas. Pois a gestão envolve muito mais do que apenas ganhar

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre lucratividade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Ou seja, tudo que é necessário para você empreendedor fazer sempre as escolhas certas e arrasar na gestão de empresa.

Lucratividade

Lucratividade não é lucro, mas nem por isso você deve esnobá-la, o objetivo dela não é evidenciar o seu prejuízo ou o seu lucro, mas sim, de compreender se a sua operação é válida ou não. Vamos tentar explicar um pouco melhor como ela funciona.

A Lucratividade é calculada assim:

  • (Lucro líquido/ receita bruta) x 100

E o que isso significa? Ele lhe fornece em percentual se a sua operação paga os seus custos e despesas (gastos) e ainda gerar lucro. Desta forma, ela funciona como uma espécie de prevenção.

Por ser um índice, ela é comparável e uma excelente forma de compreender – sob essa perspectiva – qual o desempenho da sua empresa se comparada com o que é visto no mercado, e nos seus concorrentes.

Esse indicador é o básico do básico, o “alcalino” da gestão por indicadores. E aquele que a maioria dos empresários tomam, equivocadamente, como o único para a Gestão de empresa.

Margem de Contribuição

É o quanto o lucro da venda dos produtos e/ou serviços contribuirão para a empresa cobrir todas as suas despesas e ainda gerar lucro. Ou seja, é a renda que se terá depois de tirar para pagar contas e impostos da sua empresa.

O percentual da Margem de Contribuição é calculado assim:

  • Margem de Contribuição = Receitas – Custos.

  • Margem de Contribuição % = Margem de Contribuição/ Receitas x 100

Esse cálculo mostra a porcentagem de suas vendas que será destinada a pagar todos os custos ligados à produção, bem como, a porcentagem que será utilizada para pagar todos os gastos fixos da empresa.

Se der para pagar essas despesas, você terá atingido seu ponto de equilíbrio. Se sobrar, você terá lucro e se faltar… prejuízo. Ou seja, aqui você descobre se seu negócio será ou não rentável, se naquele momento ele deu ou não retorno.

Ponto de Equilíbrio

Ponto de Equilíbrio, é quanto a empresa precisa ter de receita para que o lucro dela seja zero. Ou seja, é o ponto em que os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas sendo elas fixas ou variáveis, mas não geram lucro. Se a margem de contribuição dos novos produtos for positiva, a empresa passará a gerar lucro a partir desse ponto.

Ponto de Equilibrio = Despesa Mensal/ % Margem de Contribuição

É interessante analisarmos neste indicador, a capacidade máxima produtiva da empresa, pois, em alguns casos, para vender mais é preciso realizar investimentos ou ampliar a estrutura, elevando os custos e as despesas fixas (contratando mais pessoas, aumentando a área ocupada pela empresa, entre outras).

Uma questão importantíssima, e que bate diretamente com o cálculo do ponto de equilíbrio, pode ser a perda de um cliente.

Conhecer o Ponto de Equilíbrio possibilita considerar se o impacto do contrato perdido é significativo e a buscar soluções mais adequadas.

Conclusão: Tudo sobre gestão de empresa

Podemos observar a importância da análise e da gestão por indicadores é nítida!

Sem essa visão estratégica e a tomada de decisão por dados, sua empresa corre sérios riscos.

Não tome atitudes precipitadas, não corra contra a corrente, não trate ao invés de prevenir!

Tome os indicadores como guias para o desempenho e para o melhor de gestão da sua empresa!

Bom, é hora de procurar um especialista capacitado para te atender e te guiar por esses dados e por esse emaranhado de números e informações.

A Skn Prime contabilidade consultiva, somos capacitados para te ajudar e possuímos toda expertise para te guiar pelo caminho do sucesso!

Esperamos muitos SUCESSOS para vocês em seus empreendimentos e estaremos sempre buscando ajudar cada vez mais na gestão de empresa e dos seus negócios!