Escalada Empresarial – Quem não se comunica, se trumbica!

Escalada Empresarial – Quem não se comunica, se trumbica!

Quem não se comunica, se trumbica!

Faaalaaa empreendedor de sucesso!!!!!

Quem aqui é do tempo do velho guerreiro ? se você já passou dos 40 sabe de quem estou falando. Sim o Chacrinha que animava as nossas tardes de sábado, para os mais novos seria como Marcos Mion dos anos 80 hahahhahha
Abelardo Barbosa, o  velho guerreiro tinha uma frase clássica que era: QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA, quanta sabedoria em uma frase tão popular. Você sabia  que os resultados da sua empresa podem estar sendo comprometidos justamente por falta de uma comunicação assertiva e eficaz?

Quem não se comunica, se trumbica

Saber se comunicar e levar isso para a cultura da empresa é obrigação para líderes e Gestores..
Hoje no nosso #papoempreendedor vamos falar sobre:  A Importância da comunicação Eficaz.
O conceito de comunicação eficaz tem sido cada vez mais discutido no âmbito corporativo pela relevância de conseguir que mais do que trocar palavras os colaboradores de uma empresa consigam construir relacionamentos baseados no pleno entendimento do que ambas as partes desejam.

Emissor e receptor precisam estar alinhados para que falem a mesma língua e cheguem aos resultados desejados.

Afinal, o que é uma comunicação eficaz?

A comunicação já é reconhecida como uma das bases para o bom desenvolvimento empresarial, contudo, a questão a ser debatida agora se concentra na sua eficácia. Contar com mecanismos que permitam a troca de diálogos entre os colaboradores de uma organização é importante, mas se deve sempre focar na construção de interações válidas e que tragam resultados.

Quando a comunicação não é clara e objetiva pode acarretar numa série de prejuízos para a empresa.

Basicamente, a comunicação eficaz a que me refiro é aquela que em todos conseguem compreender a mensagem transmitida e a partir dela partir para ações que sejam positivas para as duas partes.

Sabe quando você ouve alguém falando durante horas e chega à conclusão que essa pessoa não disse nada? Isso acontece quando se tem uma comunicação ineficaz, isto é, que não atinge seus objetivos.
Dentro de uma equipe essa falta de eficiência comunicativa pode significar uma série de prejuízos difíceis de mensurar. Além de afetar o andamento interno, a comunicação que não se concretiza como deveria, pode trazer problemas para negociar com fornecedores ou mesmo para se posicionar com assertividade diante dos concorrentes.

Comunicação eficaz influencia no ambiente organizacional

A boa comunicação entre os colaboradores permite estabelecer um ambiente corporativo mais saudável em que os indivíduos agem com maior respeito entre si e tem conhecimento de como podem auxiliar uns aos outros.
Quando uma empresa tem um clima pesado entre os seus funcionários geralmente se observa uma comunicação que não consegue se realizar plenamente. Pessoas que não conseguem conversar e se entender não conseguirão produzir juntas com deveriam.

Cultura organizacional é fruto de boa comunicação

O diálogo constante e eficiente entre a empresa e os colaboradores é essencial para que haja alinhamento de estratégias e objetivos. A cultura organizacional bem desenvolvida é o segredo de corporações que seguem no mercado em pleno crescimento, pois permite que os indivíduos do quadro de funcionários saibam como estabelecer um trabalho realmente feito em equipe.

A comunicação eficaz promove a troca entre as pessoas de maneira que cada funcionário consegue se colocar no lugar do outro entendendo como ajudá-lo na realização de suas metas.

Cada pessoa tem sua própria construção de significados
A principal dificuldade que um gestor encontra no que diz respeito ao desenvolvimento de uma comunicação eficaz dentro de sua companhia é compreender que muitas vezes o que impede que os colaboradores se tornem mais próximos e sigam o planejamento geral é que cada indivíduo tem sua própria forma de entender as mensagens que lhe são passadas.

Toda pessoa constrói um arcabouço de significados e interpretações de acordo com sua cultura e com suas vivências.

Ao passar a integrar um time empresarial é natural que leve algum tempo para que esse indivíduo entenda plenamente qual é o seu lugar nesse contexto e como pode se tornar mais eficiente para a equipe. Percebendo que existe algum tipo de comprometimento da comunicação entre os integrantes de uma equipe é essencial que o gestor investigue as motivações para identificar uma possível questão de cunho cultural. Entendendo onde está o cerne do problema é mais fácil corrigi-lo.

Cada pessoa tem sua própria construção de significados

A principal dificuldade que um gestor encontra no que diz respeito ao desenvolvimento de uma comunicação eficaz dentro de sua companhia é compreender que muitas vezes o que impede que os colaboradores se tornem mais próximos e sigam o planejamento geral é que cada indivíduo tem sua própria forma de entender as mensagens que lhe são passadas.

Toda pessoa constrói um arcabouço de significados e interpretações de acordo com sua cultura e com suas vivências.

Algo está mal? Dialogue
Com a compreensão de que muitos dos problemas que se estabelecem entre os colaboradores têm origem na ineficácia da comunicação é interessante estabelecer um momento de diálogo entre os membros da equipe. Um bom momento para fazer essa conversa é quando algo está indo mal. É fácil perceber quando tem algo fora do lugar no grupo, as pessoas tendem a ficar mais aéreas e fugir de enfrentamentos com feedbacks.

Colocar todos reunidos e com a possibilidade de expor a maneira como se sentem ajudará a criar uma unidade maior entre os integrantes da equipe. Pode ser interessante também estabelecer momentos pontuais para troca de feedbacks como, por exemplo, final de um projeto ou o estabelecimento de novas metas para o grupo. Comunicação é troca de diálogo visando sempre fortalecer o grupo.

Empresas com boa comunicação se diferenciam
Companhias que estabelecem um bom nível de comunicação entre os colaboradores e com os públicos externos tendem a desenvolver uma série de diferenciais começando pela maior produtividade. Pessoas que se entendem conseguem fazer mais e melhor juntas.

Além disso, a comunicação que atinge seus objetivos se torna combustível para desenvolver soluções mais criativas a médio e longo prazo. Basta prestar atenção que as empresas de maior sucesso atualmente são aquelas reconhecidas por ter um ambiente propício à comunicação.

O nosso treinamento escalada empresarial é uma ótima oportunidade para você aprender sobre gestão, liderança, empreendedorismo e muito mais, logo teremos uma outra turma e você não pode ficar de fora.
O nosso treinamento escalada empresarial é uma ótima oportunidade para você aprender sobre gestão, liderança, empreendedorismo e muito mais, logo teremos uma outra turma e você não pode ficar de fora.
Então é isso, como disse Henry Ford certa vez:
Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar o funcionário e ele ficar.
Esta com dúvida? consulte um dos nossos contadores especialistas e iremos ajudar você a crescer e ter sucesso em cada etapa da sua carreira empreendedora, na próximo semana trarei mais um conteúdo top que vai te ajudar na hora de planejar essa mudança.
Então é isso,  bora crescer, bora  decolar, bora levar nossas empresas para próximo nível.

Semana que vem estamos de volta!

“E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”
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